Dona Canô tem pequena recaída e permanece internada em Salvador nesta sexta-feira

A matriarca da família Veloso, Dona Canô, teve uma pequena recaída no seu quadro de saúde e vai permanecer internada no Hospital São Rafael, em Salvador, nesta sexta-feira (21), segundo informou o neurologista que acompanha a idosa.

“Não foi nada demais, ela vai permanecer com a gente em observação por precaução, mas pode ser que saia amanhã”, diz o médico Aroldo Bacelar.

Ainda de acordo com o neurologista, Dona Canô teve uma alteração no sistema respiratório durante a noite, mas já apresenta melhora.

Aos 105 anos, Dona Canô sofreu um ataque isquêmico cerebral e está internada desde sábado (15) no Hospital São Rafael. O último boletim médico divulgado pela unidade de saúde na manhã de ontem quinta-feira (20) indicava que a paciente teria alta nas próximas 48 horas, mas manteria o tratamento em casa, por meio de internamento domiciliar.

Saúde
Segundo os médicos, Dona Canô não apresentou um déficit neurológico importante e não teve sequelas. “Ela chegou com dificuldade na fala e em mexer os membros superiores do lado direito, braço e mão, mas hoje já movimenta normalmente. Ela não teve sequelas”, afirmou Aroldo Bacelar.

Rodrigo Veloso revelou que passou a perceber um comportamento diferente e preocupou-se com a saúde da mãe após a morte de Oscar Niemeyer, na quarta-feira (5). Ele diz que Dona Canô ficou muito abalada com a notícia, aparentando bastante tristeza, o que deixou os familiares em alerta. “Ela falou que era uma pessoa com uma idade parecida com a dela, um centenário, e as notícias na televisão deixaram ela abalada”, disse.





A família resolveu levar a matriarca para Salvador. Ela ficou hospedada com Rodrigo e as enfermeiras que cuidam dela em um hotel no bairro de Ondina, orla da capital baiana. No sábado, segundo Rodrigo, a mãe não respondia quando falavam com ela, então o filho acionou o Samu, que a levou até o Hospital São Rafael.

Rodrigo se emocionou ao comentar a saúde da mãe, segundo ele, um estado considerado “delicado”. Todos os filhos estão em Salvador para acompanhar a evolução do quadro de Dona Canô. Segundo Rodrigo, Caetano saiu do Rio de Janeiro com os filhos, e Maria Bethânia, que estava em turnê pelo Nordeste, se revezam no hospital para visitar a mãe. “Minha mãe tem 105 anos, mas nós temos esperança de que tudo vai dar certo para ela”, disse. As visitas à paciente, informou Rodrigo, estão bastante limitadas para que ela possa descansar mais. Apenas os familiares próximos têm autorização para visitá-la.

A filha Mabel Veloso também falou ao G1 na segunda-feira (16). “Estamos confiando em Deus que ela vai ficar melhor. Estão todos aqui, filhos e netos. Os meus vieram, os de Caetano vieram. Quando as pessoas chegam, ela demonstra alegria, estende a mão, conversa”, conta a filha.

Fonte: G1





Deixe seu comentário