CEEP Salvador

O CEEP Salvador foi instalado em 18/03/1948, cuja autonomia foi através do Decreto 16.961, de 30/11/1957, DOE. 01/12/1957 – Código: 3514, e transformado em CEEP através da Portaria 15.285/2009.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, datado de 1973, o início de funcionamento do Severino data de 21/06/1948, quando ocorreu a abertura das salas de aula da Unidade Educacional.

CEEP Salvador

Inicialmente era chamado apenas de “Seção Ginasial do Bairro de Nazaré”, como satélite do Colégio Estadual da Bahia, que, naquele ano, passou a ser chamado “Central”.

Quem concretizou a descentralização dos serviços do velho Colégio Estadual da Bahia em três seções ginasiais de bairros, foi o grande empreendedor educacional, Anísio Teixeira, considerado o Pai da Escola Nova no Brasil.

Em 1948, ele era o então Secretário da Educação e Saúde do Governo Otávio Mangabeira. Naquele ano, além da Seção de Nazaré, Anísio Teixeira fez instalar a Seção de Itapagipe (futuro Ginásio e Colégio João Florêncio Gomes) e a Seção do bairro da Liberdade (futuro Colégio Duque de Caxias). Essa iniciativa ocorrera em virtude do aumento exagerado da população escolar no Colégio Estadual da Bahia, inaugurando desse modo no país, a criação oficial dos ginásios de bairros.

O Ginásio Estadual Severino Vieira, propriamente dito, nasceu em 1950, pois durante o período 1948 a1949, representava apenas uma secção do Colégio Estadual da Bahia (atual Colégio Central), conhecida como a Seção de Nazaré. Neste período, o Severino Vieira sendo uma das seções do Colégio Central, recebia deste as ordens, para onde se encaminhavam todos os documentos, pois lhe era negado até o direito de marcar provas, expedir os Certificados de Conclusão de Curso e efetuar as transferências, vez que as matrículas eram processadas lá.

Desde aquela época que a instituição está localizada na Pça. Almeida Couto, nº 253, em Nazaré, nesta capital, precisamente no espaço que anteriormente era ocupado pela residência do Dr. Severino dos Santos Vieira, emérito governador do Estado da Bahia..

Foi seu 1º diretor, em 1948, o Dr. Carlos Geraldo de Oliveira, que o dirigiu por apenas um ano. Em janeiro de 1949, assumiu a sua direção, o Dr. Armando Alberto da Costa, que, imprimindo ao estabelecimento um ritmo de trabalho eficiente, de disciplina e ordem, conseguiu impor o seu prestígio e já em 1950, desde a época da matrícula, o estabelecimento passou a ser independente, autônomo e livre. Nasce assim esta instituição tendo como patrono o nome de um baiano defensor da liberdade, Severino dos Santos Vieira.

CEEP Salvador Inscrições

Estudantes que concluíram o Ensino Médio nas redes públicas de ensino (estadual, municipal e federal) interessados nos cursos técnicos de instrumento musical – violão, flauta doce, contrabaixo, piano e teclado, percussão e bateria – e de canto, oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Artes e Design, em Salvador, podem se inscrever, entre em contato com o CEEP para saber como se inscrever.

CEEP Salvador Cursos

Os cursos oferecidos atualmente são:

  • Edificações
    O Curso Técnico em Edificações tem como objetivo capacitar seus alunos interdisciplinarmente por meio do desenvolvimento de habilidades necessárias para a atuação na indústria da construção civil, onde ao concluir o curso, o egresso deverá ter condições de interpretar e desenvolver projetos de edificações, planejar e organizar as atividades envolvidas em obras e dominar as tecnologias da execução de obras. Este curso é oferecido nas modalidades:
  • Proeja
  • Integrado
  • Subsequente
  • Administração

O Curso Técnico em Administração tem como objetivo formar profissionais com capacidade de tomar iniciativa e de buscar soluções inovadoras, voltados para a operação dos ciclos de gestão mediante pesquisa, análise, avaliação de indicadores e fornecimento de informações para tomada de decisões, com proposição de alternativas de mudanças e melhorias de processos que conduzam a um desenvolvimento empresarial. Este curso é oferecido nas modalidades:

  • Proeja
  • Integrado
  • Subsequente
  • Contabilidade

O Curso Técnico em Contabilidade propõem formar profissionais aptos a analisar, compreender e processar informações contábeis e gerenciais fundamentadas em princípios (registro e classificação de fatos contábeis), elaborando balancetes e demonstrações de forma analítica ou sintética e orçamentos de qualquer tipo (econômicos, financeiros, patrimoniais e de investimentos), além de organizar, controlar e arquivar os documentos relativos à atividade contábil. Este curso é oferecido nas modalidades:

  • Integrado
  • Subsequente
  • Desenho Técnico da Construção Civil

O técnico em desenho de construção civil é o profissional que desenvolve atividades relativas ao estudo do planejamento de projetos e de obras, sob a óptica de aspectos técnico-econômicos, socioambientais, urbanísticos, históricos e legais. Além disso executa desenhos técnicos de projetos de arquitetura, estrutura, saneamento, instalações hidráulicas, elétricas, gás, ar condicionado, incêndio, redes de esgoto, águas pluviais, abastecimento de água, cartográficos e de estradas, utilizando no desenvolvimento de suas atividades, ferramentas gráficas tradicionais, computacionais e maquetes. Este curso é oferecido na modalidade:





  • Subsequente
  • Turismo

O curso prepara o aluno para executar os procedimentos de transporte de passageiros e de sua bagagem; conduzir indivíduos ou grupos em passeios, visitas e/ou viagens coordenando-os e promovendo a interação entre eles e as comunidades receptoras e incentivando a valorização mútua de diferenças culturais; desenvolver produtos e serviços turísticos planejando e elaborando roteiros, fornecendo alternativas de viagens e executando as rotinas operacionais e administrativas pertinentes para atender às necessidades e preferências da demanda, visando à sustentabilidade econômica da agência e/ou operadora de turismo. O curso é oferecido nas modalidades:

  • Proeja
  • Integrado
  • Análise Química

O analista químico atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais. Planeja e coordena os processos laboratoriais, realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Participa do desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atento à responsabilidade ambiental, domina normas técnicas, de boas práticas de manufatura e de segurança. Este curso é oferecido na modalidade:

  • Proeja
  • Recursos Humanos

O técnico em Recursos Humanos é o profissional que auxilia a empresa na gestão de pessoas por meio da aplicação das ferramentas disponíveis e na organização do trabalho. Executa rotinas de administração de pessoal com base na legislação trabalhista e previdenciária. Atua em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional e presta serviços de comunicação, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento pessoal, podendo exercer essas atividades em organizações públicas, privadas e do terceiro setor ou em seu próprio negócio, em qualquer ramo de atividade. Este curso é oferecido nas modalidades:

  • Proeja
  • Integrado
  • Logística

É o profissional que executa procedimentos de planejamento, operação e controle relativos à programação da produção de bens e serviços, à programação de manutenção de máquinas e equipamentos, aplicando técnicas de gestão de compras, recebimento, armazenamento, movimentação, expedição e de distribuição de materiais e produtos, utilizando a tecnologia da informação para integrar toda a cadeia de abastecimento. Este curso é oferecido na modalidade:

  • Integrado
  • O projeto ILCESV:

Curso de Inglês aberto à comunidade que proporciona ao aluno ler, escrever e compreender o inglês.

CEEP Salvador Severino Vieira

Severino dos Santos Vieira nasceu em Ribeira do Conde, atual Conde, cidade situada no litoral norte a 178 km de Salvador em 8 de junho de 1849. Filho de Antonio dos Santos Vieira, estudou no Colégio São João e foi estudar na Faculdades de Direito de Recife (1870), mas doente, transferiu-se para São Paulo, onde se diplomou (1874).

Exerceu a magistratura na terra natal, antes de se consagrar à política entre eles com o de Promotor Público em Vila do Conde, onde também foi Juiz Municipal. Abandonou a magistratura (1879) e passou a se dedicar a advocacia e a política, onde teve atuação das mais brilhantes.

Ingressando no partido conservador, do império, elegendo-se Deputado Provincial para a legislatura seguinte (1882-1883) e proclamada à República, foi eleito para a Assembleia Constituinte Federal (1891-1894).

Não conseguiu reeleger-se, mas foi indicado para substituir (1895-1898) o senador federal, Manuel Vitorino, eleito ao mesmo tempo senador e vice-presidente da República.

Permaneceu no senado até ser chamado para assumir o Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas (1898-1900) no governo do Presidente do Brasil Manuel Ferraz de Campos Sales (1841-1913) e do vice-presidente Francisco de Assis Rosa e Silva (1856-1929).
Retirou-se do ministério para tomar posse como Presidente do Estado da Bahia (1900-1904).

Em seu governo ocorreram sérias perturbações da ordem no interior do estado, e entra em conflito com o poder judiciário e com o comércio, o que levou a diminuição da receita e a poucos investimentos públicos. Sua administração foi marcada pela construção do Porto de Salvador.

Novamente Senador (1906-1912), depois deste mandato aposentou-se em Salvador. Em 1901 adquiriu o Diário da Bahia, jornal que estava fora de circulação, presidindo-o até sua morte, em 1917 Participou ainda da fundação da Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de nº 19 em 1917, mas morreu naquele mesmo ano, na capital baiana.

Horário de Funcionamento CEEP Salvador

  • Segunda e terça das 7h ás 10h / Quarta a sexta das 9h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone CEEP Salvador

  • Avenida Joana Angélica, 253 – Nazaré – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3243-8304

Mapa de localização





Deixe seu comentário