Cartão SUS Salvador

Por determinação do Ministério da Saúde, todas as pessoas, inclusive os usuários de planos de saúde, devem possuir o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Trata-se de um documento que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil ao utilizar os serviços de saúde.

Cartão SUS Salvador  pode ser considerado uma “identidade da saúde” e será importante para, por exemplo, a averiguação de dados epidemiológicos, bem como para que o paciente tenha um único prontuário com todos os seus dados clínicos, acessível a qualquer médico, o que viabiliza a prevenção de doenças e a melhora da qualidade do atendimento.

Cartão SUS Salvador

A PASA já enviou e continuará enviando à Agência Nacional de Saúde Suplementar os dados de seus usuários para que seus números sejam gerados. Por isso, é fundamental que cada associado mantenha suas informações atualizadas, sobretudo o nome completo, o nome da mãe e o número do CPF. Pelo Ligue PASA é possível atualizar as informações a qualquer momento.

No site, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.

Quem não encontrar o número deve se certificar, com a PASA, se seus dados estão corretos no cadastro. Mas é importante ressaltar que ninguém deixará de ser atendido pelo plano de saúde nem pelo SUS por não ter o CNS. A única consequência de não possuir um número é a impossibilidade de pedir restituição no Imposto de Renda, porque não haverá como fazer o cruzamento de dados.

Cartão SUS Salvador 2ª Via

No Portal do Cidadão é permitido que seja feita a consulta dos dados, bem como a emissão da 2º via do cartão. Para o procedimento siga os passos abaixo:

Siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página oficial do Portal do Cidadão e clique em “Primeiro Acesso”.
  2. Já na página, é obrigatório que o usuário tenha em mãos o número do CNS – Cartão Nacional de Saúde em mãos. Informe os quinze dígitos do número, Nome Completo, Data de Nascimento, CPF, nome da mãe e mail.
  3. Para concluir o cadastro, marque a caixa de confirmação e clique em “Obter Acesso”.
    A segunda vida também pode ser emitida pelo site.

Caso seu usuário não esteja cadastrado, poderá receber uma mensagem de erro do portal. Em caso de dúvida procure a Secretaria de Saúde do seu Município.

Consulta dados por nome
O cidadão pode consultar os dados do seu registro no SUS pelo Portal do Cidadão. Confira o tutorial:

 – Acesse a página (https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/verificarSePossuiCNS.htm)
Entre com os dados de Nome completo, CPF, data de Nascimento, Nome da Mãe e cidade de nascimento

 – Consulta por Número de registro
A consulta também permite buscar informações pelo número do cartão de saúde:

 – Acesse o link (https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/validaNumeroCNS.htm)
Escolha o tipo de pesquisa entre CNS – Cadastro Nacional de Saúde, CPF ou DNV – Declaração de Nascido Vivo
Preencha os campos de município de nascimento e ano do nascimento
Em ambas operações você poderá imprimir a segunda via do documento pela internet.

 – Recuperar senha de acesso
Caso tenha esquecido a senha de acesso, poderá solicitar o reenvio da mesma por email. Siga os passos abaixo para realizar o procedimento:





 – Acesse a página de recuperação de senha (https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/recuperarSenha.htm)
Digite o número do cartão, CPF e nome da mãe. Caso não tenha o número do cartão, poderá realizar uma consulta por nome.

Cartão SUS Salvador Word

Caso você já tenha o cadastro no Sistema de Saúde com número de registro já validado, poderá apenas imprimir seu cartão com seus dados. Poderá para isso solicitar a segunda via do documento, ou então utilizar o word para alterar os dados.

Aplicativo digiSUS – Cartão SUS Salvador

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo que permite ao cidadão ter acesso à todas informações de cadastro no sistema do SUS, diretamente no celular. Através do aplicativo Meu digiSUS, o usuário poderá acessar suas informações de consultas, filas de espera, atendimento realizados e todos os agendamentos do Sistema Único de Saúde de forma prática e rápida.

O Meu DigiSUS permite ao cidadão ter acesso aos procedimentos atenção básica, média e de alta complexidade (SISREG) realizados na Rede Única de Saúde. Pelo próprio app, o usuário poderá consultar também informações sobre medicamentos adquiridos na rede de Farmácia Popular, com detalhes sobre receituário e posologia.
O aplicativo pode ser baixado grátis nas lojas do Google e Apple.

Para ter acesso a informações no aplicativo, o usuário deverá efetuar login com dados do cartão senha, assim como no portal do Cidadão.

Perguntas frequentes Cartão SUS Salvador

1 – Como e quando é necessário usar o cartão?

O cartão do SUS deve ser utilizado para todos os procedimentos realizados dentro do ambiente do SUS, como consultas, agendamentos, solicitações, pedido de medicamentos, dentre outros.

2 – É possível solicitar o cadastro do cartão para terceiros?

Sim, desde que se apresente junto com a solicitação ao operador, a procuração e documentos pessoais do solicitante ao cadastro

3 – Quando se perde o cartão é possível emitir uma segunda vida pela internet

Sim, a solicitação da segunda via do cartão de saúde pode ser emitida gratuitamente pelo portal do cidadão. Basta pesquisar pelo número do seu documento e solicitar uma nova impressão pelo sistema.

4 – Meus dados estão incorretos, como alterar?

A alteração dos dados deve ser feita no mesmo local onde foi feita o cadastro do cartão, mediante apresentação de documentos pessoais do cidadão.

5 – Quais documentos para cadastro?

Os documentos obrigatórios são de identificação pessoal, com CPF, RG ou CNH. OS documentos de comprovação de residência podem ser conta de luz, telefone ou água.

6 – Mudei de cidade, preciso de um novo cadastro no SUS?

Não. Caso tenha mudado de cidade, não é necessário um novo cadastro no SUS nem a emissão de um novo cartão, apenas faça a atualização de seu cadastro no Portal do SUS.

Outras informações e site

Cartão SUS Salvador
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário