Bairro Mouraria Salvador

O bairro da Mouraria foi fundado no século XVIII por ciganos. Não na concepção atual deste grupo, mas, por pessoas que não eram portuguesas.

Na época quem vinha de fora e não era português, era cigano, mouro. Os mouros formaram um gueto que, posteriormente, foi batizado de Mouraria.

Localizada no antigo centro da cidade, entre a avenida Joana Angélica e a Barroquinha, a Mouraria pode ser definida por uma palavra: tranquila.

A calmaria que toma conta das ruas de paralelepípedos do bairro e o clima familiar forte, aliado a camaradagem entre os seus habitantes, faz com que a Mouraria seja, aparentemente, um resíduo de anos já passados.

Ao andar pelas tranquilas ruas deste bairro no centro da cidade, pela manhã, a sensação é a de que o tempo parou, e isso só aumenta o bem estar que aquelas antigas ruas produzem.

Durante a noite, a calmaria da manhã é colocada ao lado de uma leve agitação, mas nada comparada às outras regiões da cidade. Os estabelecimentos abrem e as pessoas das mais variadas classes, de todos os tipos, enchem os bares e restaurantes das velhas ruas, que à noite possuem uma face boêmia, por toda a madrugada.

A diversidade das pessoas que vão à Mouraria à noite faz com que o bairro se torne mais agitado, boêmio, mas, sem excluir a calmaria típica deste pedaço da cidade esquecido pelo tempo, no bom sentido da expressão.

Mouraria Salvador Produtos Hospitalares

Conheça algumas empresas de produtos hospitalares na Mouraria.

  • Real Med
  • Vital Procifar
  • Tecmédica
  • Visamed
  • Lumed

Mouraria Salvador História

Cenário do inesquecível filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, local de ensaios do grupo de percussionistas Marreta, ponto de saída de um bloco carnavalesco que já divertiu muitos foliões, Os Internacionais.

Estas são algumas das lembranças relatadas por moradores que marcaram a história da velha Mouraria.

O bairro, assim como o Largo da Palma, que se une a ele, guarda até hoje marcas de uma Salvador antiga, onde os casarões e as ruas de paralelepípedo são maioria e o tempo parece passar mais devagar.

Durante à noite, o clima de sossego se transforma em agitação devido aos bares que tomam conta das calçadas. A especialidade de todos eles é a mesma: Lambreta.

Este fruto do mar atrai clientes de vários pontos da cidade e garante uma boa renda para os proprietários como José Correia Filho, morador do bairro há 23 anos e dono do Mini Bar, há 13.





Mouraria Salvador Lambreta

Para quem não está familiarizado com a iguaria, a lambreta é um molusco formado por duas conchas, típico de áreas de mangue. Trata-se de um item bastante apreciado na culinária baiana, e além disso possui baixo teor calórico, é rica em zinco e tem até propriedades afrodisíacas (pelo menos é o que dizem)!Inúmeros bares e botecos soteropolitanos oferecem a dita cuja, mas foi a Mouraria que ganhou a fama de ser o reduto tradicional para provar uma lambreta na cidade.

Banca Mouraria Salvador

A Banca Mouraria é uma empresa de cursos preparatórios para concursos públicos, que possui nível de alcance nacional.

Nasceu do sonho de inovar o trabalho oferecido aos concurseiros. Após experiências em diversos cursos, foi possível identificar as necessidades e as carências desse mercado.

A preocupação da Banca é sempre valorizar os clientes, e isso é um fator determinante para contar com as melhores editoras do mercado.

A Banca é conhecida por quebrar diversos paradigmas, entre eles, o pioneirismo em colocar a disposição apostilas 100% atualizadas e modernas.

A política social é oferecer um conteúdo básico aos concurseiros, e assim, contribuir para que consigam alcançar a tão sonhada carreira pública e, consequentemente, uma condição de vida melhor.

Mouraria Salvador Fotos

Mapa Bairro Mouraria Salvador

Bairro Mouraria Salvador
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário