Atraso de peça cancela reinauguração da Ponte São João em Salvador

A Secretaria de Transportes e Infraestrutura (Setin), através da Companhia de Transportes e Infraestrutura (CTS), informa que, por questões técnicas, a reinauguração da Ponte São João, marcada para o dia 20 de dezembro, foi adiada devido a não conclusão do projeto de climatização dos trens e locomotivas do sistema ferroviário da capital baiana.

A reforma da ponte está totalmente concluída, porém a empresa fornecedora dos equipamentos de modernização dos trens, a GK Industrial, ainda não enviou uma peça de conversão de energia (GBT). “A peça é um componente eletrônico do sistema de conversor estável, responsável pela transformação da energia de alta tensão para a energia de baixa tensão de corrente alternada, que alimenta os diversos sistemas elétricos do veiculo como iluminação, climatização e controle das portas”, explica Hebert Mota, presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS). “Estamos aguardando a chegada da peça para os próximos dias. Assim que ela chegar e for instalada pelos técnicos, marcaremos a nova data para reinauguração”. Trens Climatizados A Ponte São João foi totalmente restaurada e ampliada, solucionando definitivamente um antigo entrave no tráfego ferroviário.





Com as obras será possível a passagem simultânea de dois trens em direções opostas. “Antes, um deles tinha que parar antes de chegar a ponte e esperar a passagem do outro, provocando atrasos que se repercutiam na movimentação diária do sistema”, explica o presidente da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), Hebert Mota. Além da reinauguração da Ponte São João, a Prefeitura de Salvador também faria a entrega do primeiro dos três trens, cada um deles com três vagões, completamente restaurados e modernizados, inclusive com ar condicionado.

O segundo veículo tem entrega prevista para janeiro e o terceiro, em fevereiro. No total, a Prefeitura está investindo cerca de R$ 8,4 milhões, na recuperação dos trens e mais R$ 1,2 milhões na recuperação de duas locomotivas a diesel, que também integram o sistema de transporte ferroviário.

A Ponte São João, inaugurada em 1860, integra a ligação ferroviária construída por determinação do imperador D. Pedro II, do bairro da Calçada até Paripe.

Em 1950 a ponte passou pela primeira grande reforma, com a sua duplicação, que foi insuficiente para permitir a passagem simultânea dos dois trens. A atual reforma representou um investimento de R$ 56,5 milhões, recursos obtidos junto ao Governo Federal.

A Ponte é uma grande estrutura metálica de 450 metros de extensão, com 15 vãos de 30 metros interligando por sobre as águas da Baía de Todos os Santos, os bairros de Plataforma e Lobato Com a reforma, o equipamento ganhou uma maior imponência arquitetônica, formando um novo conjunto paisagístico por sobre a Baía de Todos os Santos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





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