Atividades marcam a semana de comemorações pelo Dia do Idoso em Salvador

Uma série de atividades está prevista para acontecer durante a próxima semana, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, promovido pelo Abrigo Dom Pedro II, instituição mantida pela Prefeitura de Salvador.

O programa começou com o passeio no sábado (22), à Fazenda Guimarães, em Amélia Rodrigues, aproveitando o dia de descanso ao ar livre. A partir da próxima terça (25) até o dia (28) e, em especial, em 1º de outubro – quando se comemora o dia internacional do idoso, – eles ainda farão apresentações, participarão de desfiles e campeonatos de sinuca, baralho e dominó, e ao final, vão desfrutar de um baile com desfile de gala. “Aqui todos participam, dos funcionários administrativos aos idosos, para que a festa fique realmente linda, preparada especialmente para eles”, afirma a assistente social do abrigo, Áurea Vasconcelos. “Aqueles que não participam da produção, acompanham de perto todo o trabalho”, explica.

Os preparativos para a visita à fazenda estão em ritmo adiantado. Com roupas separadas, todos já estão na expectativa da viagem, inclusive os cadeirantes. “Pensamos em todos eles, porque é sempre uma festa quando deixam as dependências do abrigo”, conta Daniela Vinagre, gerente do Dom Pedro II. Ela lembra que outras datas também são comemoradas, como São João e Natal, além do Ano Novo. “Temos uma terapeuta ocupacional, que nos ajuda com os ensaios das peças, onde os talentos são revelados e todo mundo aplaude bastante”, descreve a gerente, que convida os familiares dos internos a participarem das atividades, inclusive acompanhando os idosos, durante a semana em comemoração ao dia deles. Algumas das atividades são permanentes, como os bingos todas as sextas-feiras e o trabalho de artesanato, que agora ganhou um espaço maior, em uma sala ampla e arejada. Quem comanda o ambiente é o ex-caminhoneiro Clóvis de Almeida, de 63 anos. Ele é o responsável pela produção das caravelas e arranjos de flores, que também são comercializados.





O principal tema é a disputa de times, principalmente baianos. “As caravelas são feitas por demanda, mas as do Bahia têm vendido muito mais que as do Vitória”, brinca. Comercializada ao preço médio de R$ 45, a peça garante o reforço na renda do idoso, que ainda não é aposentado. “Além das caravelas, faço também arranjos de flores, que enfeitam esta sala, mas a melhor parte é poder ajudar outros idosos a também fazer arte”, conta Clóvis. “Aqui eu tenho um aprendizado diário, porque a experiência de minha vida eu construo a cada dia que passo vivendo no abrigo”, revela. “O melhor de tudo é ver a alegria deles, quando levamos para passeios e quando eles têm o contato com a família, aumentando a autoestima e também o bem-estar de todos”, conclui Áurea Vasconcelos.  Passeio para a Fazenda Guimarães 25/09 – 14h – Apresentação do Projeto Viver Melhor a Terceira Idade 26/09 – 9h – Manhã com o Projeto Reviver 27/09 – 12h – Almoço festivo 28/09 – 8h – Homenagem na Câmara de Vereadores ao idoso Messias 9h – Campeonato interno de Dominó, Baralho e Sinuca 14h – Apresentação teatral 01/10 – 9h – Manhã de beleza 14h – Baile em comemoração ao dia internacional do idoso e comemoração dos aniversariantes do mês com o grupo do Lions Club.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvaodr





Deixe seu comentário