Salvador: No Dia Mundial da Alimentação, Sesc e Instituto Walmart debatem sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate à fome

Amanhã, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, acontece em Salvador o Seminário Internacional de Segurança Alimentar: Sustentabilidade e Combate à Fome. O evento é realizado em parceria pelo Sesc e Instituto Walmart, tem como objetivo discutir e encontrar soluções para minimizar o desperdício de alimentos.

O Brasil, quarto produtor mundial de alimentos, produz 25,7% a mais do que é necessário para alimentar sua população. Isso quer dizer que 26,3 milhões de toneladas de comida vão para o lixo anualmente, o que daria para alimentar no período 19 milhões de brasileiros com as três refeições básicas. Os números de estudos divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que a dimensão do problema é ainda maior: 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo. Enquanto isso, 870 milhões de pessoas passam fome todos os dias.  Esses dados apontam a necessidade de promover a discussão sobre o tema junto à sociedade. Esta é a proposta do evento que entre os convidados terá representantes de governos, empresas e organizações sociais.





Outros pontos serão debatidos, como sistemas alimentares saudáveis, o cenário mundial de banco de alimentos e políticas públicas de combate à fome. Estão confirmados nomes como Jeffrey Klein, presidente do Global FoodBanking Network, Kathleen Sousa Oliveira, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Caio Magri, do Instituto Ethos e Alcione de Albanesi, da organização Amigos do Bem.

O Seminário, além de promover a causa da segurança alimentar, reafirma a parceria entre o Instituto Walmart e a Rede de Bancos de Alimentos  Mesa Brasil Sesc. A iniciativa, existente desde 2003, promove a distribuição de alimentos à organizações sociais que atuam com populações em situação de pobreza. Somente em 2013, esta parceria beneficiou mais de 1.600 entidades, atingindo cerca de 400.000 pessoas.





Deixe seu comentário