Projeto Estrelas Musicais prepara jovens músicos em Salvador

O uso da música como ferramenta de prevenção de situações de risco social ganhou reforço em Salvador. Este é o intuito do projeto “Estrelas Musicais”, voltado para crianças carentes com idades de 7 a 17 anos.

O convênio para desenvolvimento da ação foi assinado entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) e a Associação Cultural IBarra. Orçado em R$ 90 mil, o projeto é financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ao todo, 120 jovens serão beneficiados. Através da iniciativa, a instituição conveniada formará uma Orquestra Infanto-Juvenil, como forma de oferecer novas oportunidades e a integração de habilidades sociais, que poderão criar perspectivas para os jovens no futuro. “O objetivo do projeto não é formar músicos, mas proporcionar uma formação cidadã para essas crianças. É um trabalho de prevenção de riscos sociais, onde o adolescente vai descobrir e desenvolver suas potencialidades”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Auristela Leal, explicando que o órgão vai atuar orientando e acompanhando as ações do projeto.





As crianças e adolescentes incluídos no projeto “Estrelas Musicais” fazem parte da Associação Cultural IBarra, e são moradores dos bairros do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas. As aulas acontecerão no Colégio Estadual Carlos Santana I, localizado dentro da própria comunidade. Segundo a presidente da entidade, Aline Oliveira, as aulas acontecem todos os dias no horário oposto às aulas. Durante o projeto, as crianças aprendem a tocar violino, violoncelo, viola e contrabaixo. “Elas aprendem a teoria e a prática, incluindo a leitura de partituras e conhecer a história da música”, afirmou a presidente da entidade, Aline Oliveira Ibarra. Para ela, o projeto, que já existe há seis anos, terá um novo impulso com o apoio financeiro do município.

A presidente da entidade explica que, quando os alunos já possuem o domínio da prática de tocar os instrumentos, são encaminhados para outros grupos de música, como a orquestra Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Sinfônicas Juvenis e Infantis da Bahia). A presidente da Associação Cultural IBarra destaca também a importância do projeto como ferramenta de formação de valores. “Além da música, eles aprendem outros valorem importantes como a disciplina, compromisso, espírito de solidariedade e a trabalhar em equipe”, destacou. O projeto terá duração de 10 meses e deverá ser iniciado no final do mês de outubro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário