Programa para elevar desempenho no Ideb mobiliza 13 escolas municipais em Salvador

Mobilização foi a palavra que marcou o lançamento, nesta quarta-feira (29), do projeto “Caleidoscópio: múltiplos olhares, um só compromisso”. O plano de ações estratégicas da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) é direcionado a 13 escolas municipais, que apresentaram baixo desempenho no Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), em 2011.

Assim como o significado da palavra caleidoscópio, o projeto propõe uma mudança de olhar sobre a situação em que se encontra o grupo de escolas, possibilitando a transformação da realidade, de forma sistêmica e consolidada. A intenção é promover a melhoria da qualidade da educação e consequente elevação do Ideb das escolas, com os menores desempenhos (notas abaixo de 3), nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

“Nossas crianças têm muito potencial e estamos aqui para unir forças por uma educação cada vez melhor”, avaliou Rosemary Mesquita, diretora da Escola Cidade de Itabuna, em Rio Sena.

O lançamento contou com a participação do secretário João Carlos Bacelar, da presidente do Conselho Municipal da Educação, Joelice Braga, de educadores das unidades e de coordenadores da Secult.





Bacelar defendeu o trabalho conjunto para reverter os baixos índices. “Acreditamos que a revolução está em nossas mãos. Juntos conseguiremos dar a todas as crianças as mesmas oportunidades educacionais”, afirmou. Ao final do encontro, o secretário e todos os coordenadores da Secult assinaram o termo de compromisso do programa.

Projeto

Para maior agilidade e eficácia das ações, a Secult está realizando diagnóstico individual nas escolas. O programa envolve o acompanhamento sistemático de todas as coordenações técnicas do órgão, que atuarão de forma articulada, bem como o corpo docente escolar, que será mobilizado a atuar diretamente na melhoria da qualidade do ensino das unidades.

O projeto, que tem duração prevista de 17 meses, inclui ações de curto, médio e longo prazos em diversas áreas, como a pedagógica e a de reestruturação. Será realizado de forma intensiva, até dezembro deste ano, para que, já em 2013, as escolas consigam elevar os índices educacionais. Além disso, a mudança do quadro de rendimento vai resgatar a autoestima dos alunos e profissionais da educação das unidades.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário