PMs recebem treinamento para usar pistola elétrica no carnaval de Salvador

Dois mil e quatrocentos policiais militares que vão atuar no carnaval de Salvador fazem treinamento para usar a pistola elétrica, a chamada Taser M26, durante a festa deste ano.

Além de reduzir a necessidade do uso de arma de fogo, a ideia é de que os policiais não cometam erros na hora de disparar. Segundo a corporação, se usada de forma excessiva, a pistola elétrica também pode levar à morte.

O treinamento ocorre no Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, no bairro de São Cristovão, em Salvador. Primeiro, os policiais têm aulas teóricas; em seguida, aprendem na prática a usar a teaser. A arma tem cartuchos com dardos energizados e dispara choque elétrico quando é acionada. A pessoa é atingida por cinco mil volts e fica imobilizada.





O armamento pode ser usado diretamente na pessoa ou a uma distância de até dez metros e meio. No treinamento, a arma é usada nos próprios policiais. Segundo a PM, os profissionais treinados vão atuar como multiplicadores dentro das suas unidades.

Um investigador da Polícia Civil, que preferiu não se identificar, afirmou que é fundamental passar por esse para que a teaser seja usada da forma correta, sem exageros. “Você sabe como funciona, então sabe como deve utilizar, vai ter o limite”, avaliou.

O instrutor Marcos Rodrigues acredita que a maior vantagem do uso da pistola elétrica é a redução da quantidade de arma de fogo na rua. “É uma ferramenta importantíssima na ação policial, porque ele dispõe de uma técnica menos letal de incapacitar, imobilizar e transportar o indivíduo para uma unidade prisional. Não é muito coerente usar arma de fogo em um aglomerado de pessoas como o carnaval”, explicou.

Fonte: G1





Deixe seu comentário