Os novos CDs das Trilhas Urbanas serão lançados nesta quinta feira

Nesta quinta-feira (22), às 18h, o Espaço Cultural da Barroquinha abre suas portas para o lançamento dos três últimos volumes da coletânea de CDs Trilhas Urbanas, produzida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). As Cantigas de Oxum, Oxossi, Nanã, Oxumarê, Obaluaê e Xirê, executadas pelos grupos Ilê Fun Fun, do Terreiro da Casa Branca e Mona Ngoma, do Terreiro Tumba Junçara compõem os volumes e serão apresentadas em pocket show dos dois grupos musicais, na cerimônia de lançamento.

A coletânea é formada por 12 volumes que retratam a cultura baiana, através das músicas de santo, pop e erudita de Salvador. O volume 10 traz as Cantigas de Oxum e Oxossi, o 11 as Cantigas de Nanã, Oxumarê e Obaluaê e o 12 é o especial que fecha a coletânea com Cantigas de Xirê. Cada volume sai com a tiragem de mil exemplares. Trinta por cento do total serão distribuídos gratuitamente ao público durante o lançamento, 20% estão destinados à cota dos artistas participantes e, posteriormente, 50% estarão na FGM à disposição de instituições e organizações vinculadas ao tema. Além disso, toda a coletânea estará disponível para download na página da Fundação Gregório de Mattos, através do endereço: Os três últimos serão disponibilizados após o lançamento.





A coletânea foi produzida com a participação de inúmeros terreiros de Salvador, como o Vodun Zo, na Liberdade; Ilê Axé Kalê Bokun, em Plataforma e Ilê Axé Jitolu, também na Liberdade, entre outros. Tradições históricas – O Terreiro da Casa Branca, fundado há mais de 450 anos – desde a instalação da cidade do Salvador -, também conhecido como a Casa Matriarcal ou a Primeira Casa de Candomblé da Bahia, guarda suas tradições históricas e cantigas em louvor aos orixás e é o primeiro monumento negro considerado Patrimônio Histórico do Brasil, desde 1984. O Alabê do Terreiro da Casa Branca, Edvaldo Araújo, e o grupo Ilê Fun Fun, apresentam as cantigas da Nação Ketu. O Terreiro Tumba Junçara foi fundado em 1919, no distrito de Acupe, em Santo Amaro da Purificação. Transferido para Salvador, passou por diversos endereços até se firmar na Ladeira da Vila América, em Brotas. O mestre Esmeraldo Emetério, o Chuchuca e o grupo Mona Ngoma registram os toques da Nação Bantu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário