Iniciadas comemorações do Dia Nacional do Idoso em Salvador

Em alusão ao Dia Nacional do Idoso, a ser comemorado no dia 1º de outubro, a Unidade de Saúde da Família Pernambuezinho prossegue, até o próximo sábado (29), com a Semana da Qualidade de Vida na Terceira Idade. O evento pretende conscientizar as pessoas da melhor idade sobre os cuidados necessários para o controle de doenças como hipertensão e diabetes, muito incidentes nessa faixa etária, além dos benefícios de uma alimentação saudável e exercícios físicos que, certamente, favorecerão em maior longevidade. “Sou atendida em casa pelo pessoal aqui do posto. Eles me convidaram e eu vim participar. Espero aprender muita coisa porque a idade está chegando e eu preciso ter conhecimento sobre as coisas do idoso”, afirmou a aposentada Valdete dos Santos, 61 anos, paciente do Programa de Saúde da Família (PSF) da unidade. Durante toda a semana serão realizadas palestras e oficinas abordando temas relacionados a esse público.

São esperados cerca de 30 participantes por dia e cada um receberá a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa – ferramenta de identificação das situações de risco potenciais para o idoso, onde estão descritas informações importantes sobre sua saúde, tais como controle de peso, glicemia e medicação utilizada. “A Caderneta é um documento que todo o idoso deveria ter na mão. Se por acaso uma dessas pessoas passarem mal em um transporte coletivo, por exemplo, fica fácil identificar se ela tem alergia a algum medicamento e se possui hipertensão, diabetes, problemas cardíacos. Isso otimiza muito o atendimento”, explicou a gerente da unidade, Marília de Melo.





A USF Pernambuezinho fica na Rua Thomaz Gonzaga, s/n – Pernambués, próximo à Grande Bahia. Os interessados devem comparecer à unidade até cinco minutos antes do início das atividades. Mais ações – Nesta quinta-feira (27), durante todo o dia, o 11º Centro de Saúde Eunísio Teixeira (Rua Jucurutus, s/n, Saboeiro) promove uma série de atividades em celebração ao idoso. Em parceria com os alunos de enfermagem da Escola Baiana de Medicina e Saúde pública, os profissionais da unidade vão realizar avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, prática de exercícios físicos, além de atividades lúdicas, como jogo da memória, pintura, bingo, karaokê, sorteio de brindes e lanches saudáveis. Censo IBGE – Ao longo dos últimos 50 anos, a população brasileira quase triplicou, passando de 70 milhões, em 1960, para 190,7 milhões em 2010.

O crescimento do número de idosos foi ainda maior. Nesse mesmo período, o número de brasileiros com mais de 60 anos pulou de 3,3 milhões para 20,5 milhões. Na região metropolitana de Salvador, estima-se que residem hoje aproximadamente 303 mil pessoas desta faixa etária. Por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde vem qualificando os serviços oferecidos para a pessoa idosa. As equipes de saúde da família e atenção básica têm fortalecido a participação deste público nas ações diárias de promoção da saúde e prevenção de doenças, através de palestras, seminários e encontros nas próprias unidades de saúde. Programação – USF Pernambuezinho Dia 25 – 14 às 16h30 – Automedicação Dia 26 – 14 às 16h30 – Estatuto do Idoso Dia 27 – 14 às 15h – Riscos diante de quedas Dia 27 – 15 às 16h30 – Oficina de artesanato

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário