Dançarina é eleita Deusa do Ébano de 2013 em Salvador

A dançarina Daiana dos Santos Ribeiro, 30 anos, foi eleita Deusa do Ébano na noite de sábado (12), durante a Noite da Beleza Negra, realizada pelo bloco afro Ilê Aiyê, no bairro da Liberdade, em Salvador. Ela vai representar o bloco, que é um dos mais tradicionais da capital baiana, no Carnaval 2013. A escolha ocorreu durante em evento na sede do Ilê, na Senzala do Barro Preto, que foi animado pela cantora carioca Sandra de Sá e pela baiana Claudya Costta, além do bloco Ilê Aiyê.

A nova Deusa do Ébano concorreu ao posto com outras 12 candidatas. “Eu estou em êxtase, não estou acreditando que isso está acontecendo”, disse. A segunda colocada foi a secretária executiva Daniele Nobre, e a terceira a dançarina Cátia Cilene de Castro.

Além de desfilar com destaque durante todo o carnaval, Daiana será a representante do Ilê em eventos, viagens e turnês dentro e fora do Brasil. As13 finalistas foram definidas depois de uma série de eliminatórias. A votação final foi feita por jurados que são membros do Ilê e convidados da sociedade civil.





Para a escolha da deusa, foram analisados os trançados dos cabelos, as estamparias das roupas, a dança e desenvoltura das candidatas no palco. Todas as candidatas moram em Salvador.

Carnaval 2013
O Bloco afro Ilê Aiyê irá homenagear a Guiné Equatorial como tema do carnaval 2013. A direção do bloco decidiu homenagear o país em reconhecimento à relação africana na cultura brasileira. O presidente do bloco, Antonio Carlos Vovô, esteve no país homenageado em maio de 2012.

Conhecido como o “mais belo dos belos”, o Ilê Aiyê é nasceu no no Curuzu, no bairro da Liberdade. O bloco sai todos os anos do bairro no sábado de carnaval, cumprindo um verdadeiro ritual que atrai baianos e turistas. No carnaval de 2012 o bloco teve como tema “Negros do Sul – Lá também tem”, homenageando a população negra que vive nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: G1





Deixe seu comentário