Colégio Militar de Salvador abre inscrições para seleção de alunos

O Colégio Militar de Salvador (CMS), localizado no bairro da Pituba, abriu inscrições para o concurso de admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental, na última segunda-feira (17). São oferecidas 35 vagas e os candidatos têm até o dia 17 de outubro para realizar a inscrição exclusivamente pelainternet.

A taxa é de R$ 80. Filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, de falecidos ou incapacitados em ação, por conta da participação efetiva em operações bélicas, como integrante do Exército, da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Aeronáutica e da Marinha de Guerra ou Mercante têm direito a isenção da taxa. É necessário apresentar os documentos que comprovem a informação.

Também não precisa pagar a da taxa de inscrição o candidato cujo responsável legal esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e for de família de baixa renda, de acordo com decreto do CadÚnico. A solicitação de isenção da taxa deve ser feita também na página do concurso de admissão. O candidato que não for comtemplado deve fazer o pagamento da taxa normalmente.

Os candidatos passarão por um exame intelectual composto por uma prova de matemática e outra de português, além da redação. Somente os aprovados no exame de matemática farão a prova de português. Os exames serão realizados nos dias 11 de novembro e 2 de dezembro, respectivamente. Antes disso, no dia 10 de novembro, os candidatos passarão por uma ambientação na própria escola para conhecer a unidade, ter noção de tempo gasto para deslocamento, dentre outras observações.





O CMS
Com nota 7,2, o Colégio Militar de Salvador foi a unidade de ensino melhor posicionada no estado do Bahia e sexto colocado no Brasil em resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), divulgado em agosto de 2012 pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado ocorre em comparação com outras 30.841 escolas em análise referente à 8ª série do ensino fundamental.

Apesar de ser uma instituição pública federal, os alunos pagam uma mensalidade de R$ 160, como “ajuda de custo na manutenção da estrutura”, segundo a direção. Em 2012, a instituição conta com 821 alunos, divididos entre ensinos fundamental e médio (até o 3° ano). A unidade de ensino funciona no regime de educação integral, onde em um turno os alunos têm aulas e em outro atividades esportivas, artísticas e culturais.

O CMS e outros onze colégios militares do país fazem parte do Sistema Colégio Militar do Brasil, dirigido pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA), que é subordinada ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), órgão responsável pela condução da educação e cultura no Exército Brasileiro.

Fonte: G1





Deixe seu comentário