Clínicas param atendimento pelo SUS em Salvador por pagamento

A partir da última segunda-feira (12), clínicas de Salvador suspendem o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por tempo indeterminado. De acordo a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), a paralisação do serviço acontece por causa da falta de pagamento pela prefeitura.

“São clínicas privadas, que atendem pelo SUS, mas estão sem receber há um mês.  Em março fizemos um TAC [Termo de Ajuste de Conduta] junto à prefeitura, que cumpriu o acordo até o mês passado. Agora ela não paga e não há diálogo”, afirma Dr. Ricardo Costa, vice-presidente da Ahseb.

Ainda segundo Costa, uma reunião da Associação foi marcada na terça-feira (6) com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas nenhum representante compareceu ao encontro. “Na quinta-feira [9] nos reunimos em assembleia e decidimos parar”, completa o vice-presidente.





A Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de nota que ainda esta semana vai quitar a parcela referente ao mês de agosto das clínicas particulares conveniadas ao SUS. Ainda segundo a SMS, o TAC assinado junto ao Ministério Público estabelece um prazo de até 60 dias contatos a partir do último dia do mês para que o repasse da verba seja feito.

O G1 foi a duas clínicas particulares que atendem pelo SUS nesta segunda-feira, uma no bairro do Barbalho e outra no Canela, sendo que uma delas suspendeu de fato o serviço.

De acordo com a Ahseb, com a suspensão do atendimento pelo SUS, de 15 a 20 mil procedimentos, entre pequenas cirurgias, consultas, imobilizações e curativos, deixam de ser disponibilizados gratuitamente à população por dia.

Fonte: G1





Deixe seu comentário