Área do Sesi em Salvador é declarada de utilidade pública e será doada para a Osid

O terreno situado ao lado do Hospital Santo Antônio, no Largo de Roma, na região da Cidade Baixa, em Salvador, foi declarado de utilidade pública pelo governador da Bahia, Jaques Wagner. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no fim de semana.

A área de cerca de nove mil metros quadrados pertencia ao Serviço Social da Indústria (Sesi). De acordo com o decreto, o terreno será destinado às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que administra o hospital, para a construção do centro de oncologia da unidade.

A Osid pleteiava o terreno há 12 anos, segundo informado por Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce. Em janeiro de 2013, o governador confirmou o interesse em doar o terreno para ampliar hospital na cidade de Salvador.

Impasse
Em novembro de 2012, funcionários das Obras Sociais Irmã Dulce fizeram uma manifestação e ocuparam o campo de futebol que fica ao lado do Hospital Santo Antônio. Eles colocaram uma estátua da beata no local.

Na ocasião, a superintendente das obras, Maria Rita Pontes, informou que a “ocupação pacífica” aconteceu para pedir celeridade em uma negociação entre a Osid e o Serviço Social da Indústria (Sesi), dono da área.





“Essa conversa existe há mais de 12 anos. Recebemos a informação do Ministério da Saúde de que seria liberada uma verba para a compra de um acelerador linear, equipamento que irá possibilitar o tratamento de radioterapia para os portadores de câncer. Atualmente, não temos essa estrutura e nossos pacientes só vão até a quimioterapia, que é o penúltimo estágio no tratamento da doença”, pontuou a diretora, na época.

Em nota, o Sesi explicou que “o terreno em questão é atualmente utilizado para o uso de práticas esportivas de trabalhadores da indústria e seus dependentes, uma das vertentes do programa de qualidade de vida”.

Segundo o documento, após ser procurado pela Osid para a negociação da cessão do terreno, o Sesi explicou que, por se tratar de uma organização sem fins lucrativos e receber apoio de órgãos federais como o Tribunal de Contas da União (TCU), o terreno não poderia ser cedido à Osid. Por conta disso, o órgão procurou o Governo do Estado para negociar a troca do terreno e possibilitar que o hospital seja ampliado.

Ainda em nota, o Serviço Social da Indústria informou que “a entidade, que tem como um de seus fundamentos o respeito à responsabilidade social, reconhece a relevância das Obras Sociais de irmã Dulce e confia que o equilíbrio é elemento fundamental na busca do diálogo respeitoso.”

Fonte: G1





Deixe seu comentário